Curso em 9 módulos – de abril a dezembro de 2017

Público Alvo:

Professores e profissionais que trabalham com os diferentes transtornos de aprendizagem (professores, coordenadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e afins).


Programação e Ministrantes:

29/04 – Avaliação da Leitura e Escrita: da queixa à análise clínica

Ministrante: Flavia Benevides Foz
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e fonoaudióloga pela UNIFESP. Professora em cursos de especialização e aprimoramento. Atuação clínica e institucional nas áreas de linguagens oral e escrita, com ênfase em distúrbios de aprendizagem e dislexia. Pioneira no uso da tecnologia informática em ambientes de aprendizagem, autora de artigos, livros e softwares. Uma das responsável pelo site: www.sosdislexia.com.br

Objetivo: capacitar os profissionais para avaliar e diagnosticar os transtornos relacionados com as alterações na leitura e escrita, promovendo o aprimoramento de conhecimento teórico e discutindo produção científica de ponta

INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO E FOCO EM LEITURA

  • Objetivo da avaliação
  • Diagnóstico multidisciplinar
  • Definições e Diagnóstico diferencial
  • Comorbidades
  • Planejamento da avaliação – itens a serem avaliados
  • Avaliação da Fluência de Leitura
  • Avaliar e Analisar a velocidade de leitura oral e silenciosa
  • Avaliar e Analisar a acurácia
  • Avaliar e Analisar a prosódia
  • Análise dos parâmetros e interpretação dos dados.
  • Avaliação da compreensão leitura
  • Avaliar a compreensão da leitura de textos
  • Análise da compreensão de aspectos literais e inferenciais
  • Análise de estratégias metacognitivas
  • Análise e interpretação dos dados

27/05 – Avaliação – Foco na escrita, raciocínio clínico e hipóteses diagnósticas

Ministrante: Flavia Benevides Foz
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e fonoaudióloga pela UNIFESP. Professora em cursos de especialização e aprimoramento. Atuação clínica e institucional nas áreas de linguagens oral e escrita, com ênfase em distúrbios de aprendizagem e dislexia. Pioneira no uso da tecnologia informática em ambientes de aprendizagem, autora de artigos, livros e softwares. Uma das responsável pelo site: www.sosdislexia.com.br

  • Trabalhando com as hipóteses diagnósticas
  • Avaliação da produção textual
  • Propostas de produção textual
  • Uso de norteados para a análise qualitativa
  • Análise e comparação das produções textuais
  • Análise das competências: semântica-lexical, sintática, pragmática-discursiva e ortográfica
  • Avaliação da Ortografia
  • Avaliação e análise da ortografia: na produção espontânea, no ditado de palavras, no ditado de não palavras
  • Análise qualitativa e quantitativa
  • Classificação dos erros
  • Importância do raciocínio clínico
  • Trabalhando com as hipóteses diagnósticas

10/06 – Neuropsicologia dos Transtornos Específicos de Aprendizagem

Ministrante: Sylvie Carolina Paes Moschetta
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2010). Pesquisadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, sócia-fundadora da Braincare e neuropsicóloga clínica. Atua também oferecendo consultoria, palestras, cursos e formação nas áreas de Neuropsicologia, Neuropsicologia aplicada à educação e Desenvolvimento Cognitivo

  • Neuroanatomia da leitura e da escrita e da matemática
  • Conceito de Transtorno Específico de Aprendizagem da Leitura e Escrita e Transtorno Específico de Aprendizagem da Matemática
  • Etiologias. Genética e Ambiente
  • Identificação e diagnóstico dos Transtornos Específicos de Aprendizagem da Leitura e Escrita e Transtorno Específico de Aprendizagem da Matemática na perspectiva neuropsicológica
  • A importância do diagnóstico precoce
  • Avaliação Neuropsicológica no Transtorno Específico de Aprendizagem da Leitura e Escrita e Transtorno Específico de Aprendizagem da Matemática, perfis cognitivos e comorbidades
  • Ansiedade para Aprendizagem da Matemática

08/07 – Funções Executivas, Memória e Atenção – Práticas clínicas e educacionais

Ministrante: Telma Pantano
Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Vice-coordenadora do Hospital dia Infantil do Instituto de Psiquiatria da FMUSP, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP, Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona – Espanha, Professora e Coordenadora dos Cursos de Neurociências e Neuroeducação pelo CEFAC, Pós-doutora em Psiquiatria pela FMUSP

  • Conceitos de funções executivas, memória operacional e atenção voluntária
  • Desenvolvimento das habilidades nas diferentes faixas etárias da vida
  • Aplicação e controle comportamental visando as funções executivas
  • Processo de organização ambiental e terapêutico

12/08 – Bases neurais da audição e sua relação com o desenvolvimento de fala e linguagem

Ministrante: Luciane Sauer
Graduação em Fonoaudiologia pela PUCCAMP – 1994, Especialista em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Mestre em neurociências pela UNICAMP, Audiologista clínica, atuando há 16 anos com avaliação e treinamento do processamento auditivo (central)

  • Avaliação do PAC como parte no diagnóstico dos transtornos de aprendizagem, leitura e escrita, TEA e déficit de atenção e hiperatividade
  • Discussão de casos – relação entre o funcionamento do Sistema Nervoso Auditivo Central e funções cognitivas, embasado em fundamentos da neurociência

16/09 – Atualidades na avaliação e intervenção nos transtornos específicos de aprendizagem

Ministrante: Simone Capellini
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo – Campus Bauru (1995), Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Pós-doutorado (2014) em Ensino e Saúde pelo Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde 2014 é Professora Associada (Livre-Docente) do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo – USP (Campus Bauru). É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)

  • Implicações do DSM-V para o diagnóstico dos transtornos específicos da aprendizagem
  • Identificação e intervenção precoce da dislexia
  • O uso da tecnologia nos diagnósticos dos transtornos específicos da aprendizagem
  • O uso da tecnologia na intervenção nos transtornos específicos da aprendizagem

07/10 – Implicações dos transtornos da linguagem oral no desenvolvimento da leitura e escrita
Ministrante: Ecila Paula Mesquita
Fonoaudióloga, Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

  • Desenvolvimento típico de linguagem (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática)
  • Marcadores linguísticos que auxiliam na identificação dos transtornos de aprendizagem
  • Transtorno fonológico e as implicações na leitura e escrita
  • Alterações de linguagem no TEA e as implicações na leitura e escrita

11/11 – Implicações dos transtornos da linguagem oral no desenvolvimento da leitura e escrita
Ministrante: Ecila Paula Mesquita
Fonoaudióloga, Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

  • Transtorno do desenvolvimento da linguagem (DEL) e as implicações na leitura e escrita
  • Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil
  • Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar: orientações aos professores na elaboração, aplicação e correção de provas

02/12 – Intervenção de Escrita – Desvios Ortográficos / Ortografia: trabalhando a competência de classificação e autorregulação

Ministrante: Flavia Benevides Foz
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e fonoaudióloga pela UNIFESP. Professora em cursos de especialização e aprimoramento. Atuação clínica e institucional nas áreas de linguagens oral e escrita, com ênfase em distúrbios de aprendizagem e dislexia. Pioneira no uso da tecnologia informática em ambientes de aprendizagem, autora de artigos, livros e softwares. Uma das responsável pelo site: www.sosdislexia.com.br

Objetivo:Conhecer e discutir características específicas da língua do ponto de vista ortográfico. Discutir estratégias e exercícios eficientes e adequados para a escrita ortograficamente correta. Explorar as estratégias de classificação dos erros, previsão, uso de marcadores externos e autorregulação.

  • Trabalhando a Ortografia: uma proposta dialógica interativa
  • Como eleger uma sequência e léxico a ser trabalhado
  • O foco nas habilidades relacionadas
  • Estratégias de classificação e previsão
  • Uso de marcadores externos – SOSORTOGRAFIA
  • Metodologia diferenciada para cada tipologia de erros
  • Traço de sonoridade
  • Regras de contexto
  • Múltiplas representações
  • Apoio da oralidade
  • Consciência fonológica e tonicidade
  • A revisão e a autocorreção, promovendo o conhecimento
  • Desenvolvimento da autorregulação
  • Estratégias de intervenção individual e em grupo

Valor:

Valor – R$ 330,00 mensais


Local :

Noumi Plaza Hotel
Av. Júlio de Mesquita, 115 – Cambuí – Campinas, SP
Fone: (19) 2103-8000



Para saber mais entre em contato conosco pelo email: contato@fonoatuante.com.br ou pelo telefone: (19) 3234-9602.

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