Aprofundamento em Transtornos Específicos de Aprendizagem numa Perspectiva Multidisciplinar
Curso em 9 módulos - de abril a dezembro de 2017
Professores e profissionais que trabalham com os diferentes transtornos de aprendizagem (professores, coordenadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e afins)
29/04 - Avaliação da Leitura e Escrita: da queixa à análise clínica

Fga. Dra. Flavia Benevides Foz
-
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP
-
Fonoaudióloga pela UNIFESP
-
Especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia
-
Professora em cursos de especialização e aprimoramento
-
Atuação clínica e institucional nas áreas de linguagens oral e escrita, com ênfase em distúrbios de aprendizagem e dislexia
-
Pioneira no uso da tecnologia informática em ambientes de aprendizagem
-
Autora de artigos, livros e softwares, uma das responsáveis pelo site: www.sosdislexia.com.br
Objetivo: capacitar os profissionais para avaliar e diagnosticar os transtornos relacionados com as alterações na leitura e escrita, promovendo o aprimoramento de conhecimento teórico e discutindo produção científica de ponta
INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO E FOCO EM LEITURA
-
Objetivo da avaliação
-
Diagnóstico multidisciplinar
-
Definições e Diagnóstico diferencial
-
Comorbidades
-
Planejamento da avaliação – itens a serem avaliados
-
Avaliação da Fluência de Leitura
-
Avaliar e Analisar a velocidade de leitura oral e silenciosa
-
Avaliar e Analisar a acurácia
-
Avaliar e Analisar a prosódia
-
Análise dos parâmetros e interpretação dos dados.
-
Avaliação da compreensão leitura
-
Avaliar a compreensão da leitura de textos
-
Análise da compreensão de aspectos literais e inferenciais
-
Análise de estratégias metacognitivas
-
Análise e interpretação dos dados