Aprofundamento em Transtornos Específicos de Aprendizagem numa Perspectiva Multidisciplinar

Curso em 9 módulos - de abril a dezembro de 2017

Professores e profissionais que trabalham com os diferentes transtornos de aprendizagem (professores, coordenadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e afins)

29/04 - Avaliação da Leitura e Escrita: da queixa à análise clínica

Fga. Dra. Flavia Benevides Foz

  • Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP

  • Fonoaudióloga pela UNIFESP

  • Especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia

  • Professora em cursos de especialização e aprimoramento

  • Atuação clínica e institucional nas áreas de linguagens oral e escrita, com ênfase em distúrbios de aprendizagem e dislexia

  • Pioneira no uso da tecnologia informática em ambientes de aprendizagem

  • Autora de artigos, livros e softwares, uma das responsáveis pelo site: www.sosdislexia.com.br

Please reload

Objetivo: capacitar os profissionais para avaliar e diagnosticar os transtornos relacionados com as alterações na leitura e escrita, promovendo o aprimoramento de conhecimento teórico e discutindo produção científica de ponta
INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO E FOCO EM LEITURA
  • Objetivo da avaliação

  • Diagnóstico multidisciplinar

  • Definições e Diagnóstico diferencial

  • Comorbidades

  • Planejamento da avaliação – itens a serem avaliados

  • Avaliação da Fluência de Leitura

  • Avaliar e Analisar a velocidade de leitura oral e silenciosa

  • Avaliar e Analisar a acurácia

  • Avaliar e Analisar a prosódia

  • Análise dos parâmetros e interpretação dos dados.

  • Avaliação da compreensão leitura

  • Avaliar a compreensão da leitura de textos

  • Análise da compreensão de aspectos literais e inferenciais

  • Análise de estratégias metacognitivas

  • Análise e interpretação dos dados

27/05 - Avaliação - Foco na escrita, raciocínio clínico e hipóteses diagnósticas