Avaliação e intervenção nos transtornos de linguagem

Fga. Dra. Ecila Paula Mesquita

  • Fonoaudióloga com Especialização em Linguagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1998)

  • Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006/2011)

  • Atuante na área de linguagem, envolvendo principalmente os distúrbios da linguagem oral e escrita em crianças

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  • 28 de março

  • 25 de abril

  • 16 de maio

  • 27 de junho

*** Aulas aos sábados ***

das 9:00 às 17:00 hs

1º módulo: 28 de março
  • Desenvolvimento típico de linguagem (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática)

  • Marcadores linguísticos que auxiliam na identificação precoce dos transtornos de aprendizagem

  • Manifestações clínicas das crianças com transtorno de linguagem que as colocam em grupo de risco para transtornos de aprendizagem

  • Avaliação de linguagem em crianças não-verbais (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)

  • Estratégias de intervenção em crianças não-verbais

2º módulo: 25 de abril
  • Avaliação de linguagem em crianças verbais (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)

  • Demonstração de aplicabilidade do teste ADL, com apresentação de casos clínicos

  • Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL): definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita

  • Estratégias de intervenção em crianças com TDL

3º módulo: 16 de maio
  • Transtornos de fala mais frequentes (definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita)

  • Manifestações de linguagem no TEA e implicações na leitura e escrita

  • Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil

  • Avaliações complementares: quais e quando devem ser solicitadas

  • Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas

4º módulo: 27 de junho
  • Hipótese do déficit fonológico como causa dos transtornos de linguagem e de aprendizagem

  • Sinais de risco para transtornos de aprendizagem que podem ser identificados precocemente

  • Manifestações dos transtornos de aprendizagem em crianças iniciando o processo de alfabetização

  • Importância da estimulação das habilidades do processamento fonológico a fim de minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem

  • Apresentação e discussão de casos

  • Vitória Hotel Express Dom Pedro (www.vitoriahoteis.com.br/hotel-express-dom-pedro
    Rua Heitor Ernesto Sartori, 555 - Center Santa Genebra
    Campinas - SP
    Telefone: (19) 3708-9500

    *** Valores diferenciados na hospedagem para alunos que se identificarem na reserva ***