Avaliação e intervenção nos transtornos de linguagem

*** curso 100% online ***

Fga. Dra. Ecila Paula Mesquita

  • Fonoaudióloga com Especialização em Linguagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1998)

  • Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006/2011)

  • Atuante na área de linguagem, envolvendo principalmente os distúrbios da linguagem oral e escrita em crianças

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As aulas serão online, através da plataforma Zoom e totalmente interativa, as alunas poderão participar com comentários e perguntas à ministrante.

 

E sua gravação será disponibilizada aos participantes por 10 dias depois após o término do curso.

Todas as aulas acontecerão nos seguintes horários:

- sextas-feiras, das 19:00 às 22:00 hs

- sábados, das 09:00 às 12:00 hs

1º módulo: 26 e 27 de junho
  • Desenvolvimento típico de linguagem (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática)

  • Marcadores linguísticos que auxiliam na identificação precoce dos transtornos de aprendizagem

  • Manifestações clínicas das crianças com transtorno de linguagem que as colocam em grupo de risco para transtornos de aprendizagem

  • Avaliação de linguagem em crianças não-verbais (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)

  • Estratégias de intervenção em crianças não-verbais

2º módulo: 24 e 25 de julho
  • Avaliação de linguagem em crianças verbais (protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos)

  • Demonstração de aplicabilidade do teste ADL, com apresentação de casos clínicos

  • Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL): definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita

  • Estratégias de intervenção em crianças com TDL

3º módulo: 31 de julho e 01 de agosto
  • Transtornos de fala mais frequentes (definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita)

  • Manifestações de linguagem no TEA e implicações na leitura e escrita

  • Diagnóstico diferencial dos transtornos da linguagem infantil

  • Avaliações complementares: quais e quando devem ser solicitadas

  • Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas

4º módulo: 18 e 19 de setembro
  • Hipótese do déficit fonológico como causa dos transtornos de linguagem e de aprendizagem

  • Sinais de risco para transtornos de aprendizagem que podem ser identificados precocemente

  • Manifestações dos transtornos de aprendizagem em crianças iniciando o processo de alfabetização

  • Importância da estimulação das habilidades do processamento fonológico a fim de minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem

  • Apresentação e discussão de casos